Imóvel de Leilão é um bom negócio?
- Elislaine Fernandes
- 23 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2021

Sim, pois em média os imóveis de leilão são ofertados com descontos de até 50% do valor de mercado. E portanto, tanto para aquisição da casa própria, ou ainda, para investimento, é uma ótima opção.
Os imóveis que encontram-se em leilões são oriundos, em sua grande maioria, de contratos fiduciários, onde o comprador deixou de pagar o financiamento bancário, ou ainda, de penhoras realizadas em ações judiciais, onde o devedor possui bens imóveis e não realiza o pagamento da dívida daquela demanda.
Geralmente, o imóvel encontra-se ocupado, e o comprador deverá arcar com a realização dos meios cabíveis para tomar a posse do imóvel.
Mas então terei custos? Sim, haverá custos de documentação, de leiloeiro 5% do valor arrematado, e ainda, os custos para efetivar à posse do imóvel com a contratação de um advogado que usará dos meios legais.
Então você deve estar se perguntando, vale a pena diante de tantos custos? Se pensarmos que podemos comprar um imóvel que chega até 50% do valor, sim vale a pena, pois os demais custos não chegarão à mais 50%.
Contudo, é importantíssimo que seja realizada com assessoria de profissional habilitado, que conheça do negócio jurídico imobiliário de leilões, e assim, possa analisar:
1. se o leilão é confiável, pois infelizmente existem sites falsos de leilões;
2. se os valores de custos compensarão o investimento;
3. se as vias utilizadas para levar o imóvel a leilão foram cumpridas na forma da lei.
Isto porque, existem uma série de requisitos que precisam ser cumpridos até que o imóvel de fato chegue ao Leilão, e se uma das etapas não for cumprida, este comprador terá realizado investimento e correrá o risco de não obter a propriedade daquele imóvel.
Essa modalidade de compra de imóvel vem sendo muito procurada, tornando-se uma excelente oportunidade tanto para obter um imóvel para moradia, como também um imóvel para investimento, visto que comprar um imóvel abaixo do seu preço de mercado já lhe garante um retorno significativo, e ainda, este imóvel pode se tornar objeto de locação, gerando ainda mais lucro.
Conteúdo criado por Elislaine Fernandes, advogada especialista em direito imobiliário.
Caso você queira continuar conversando comigo sobre esse assunto, estou disponível através do e-mail: efernandes@adv.oabsp.org.br ou através do perfil do Instagram @elislainefernandes.adv.




Comentários